Laudo de vistoria veicular: o que é, como é feito e muito mais

Homem com laudo de vistoria veicular.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre laudo de vistoria de veículos, mas sabe o que isso realmente quer dizer? Essa é uma dúvida comum, pois nem sempre se sabe de tantos detalhes sobre o procedimento até o momento em que precisamos realizá-lo.

De qualquer forma, não se preocupe, pois separamos as principais informações que você deve saber sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

Laudo de vistoria veicular: o que é e para que serve?

O laudo de vistoria veicular é um procedimento que verifica as condições do veículo e de seus documentos, certificando-se de que ele está apto para trafegar com segurança.

A vistoria é realizada por fiscais que testam se os equipamentos obrigatórios do automóvel estão funcionando e se os documentos são autênticos, de acordo com as informações que constam no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Qual é a importância da vistoria veicular?

Muito além de um procedimento burocrático, a vistoria veicular é importante para garantir a segurança do automóvel e sua consistência documental perante os dados cadastrados nos órgãos de trânsito.

Rodar com um veículo com laudo de vistoria veicular aprovado proporciona muito mais segurança e tranquilidade.

O que consta no laudo de vistoria do veículo?

Consta no laudo de vistoria veicular se ele está em boas condições e se a manutenção está conforme o esperado. Assim, atesta-se que é seguro conduzi-lo pelas ruas e estradas.

Os seguintes itens são analisados durante a vistoria:

  • Documentação do automóvel;
  • Sistemas de iluminação, sinalização, freios, direção e sistemas complementares;
  • Eixos e suspensão;
  • Pneus e rodas;
  • Equipamentos obrigatórios.

Ao analisar esses itens, torna-se possível entender se o estado do veículo é suficiente para que ele possa ser conduzido tranquilamente ou não, o que poderia acarretar acidentes e outros problemas.

Alguns dos apontamentos mais comuns são suspensões irregulares, chassi ilegível, pneus desgastados ou personalizados fora dos limites da carroceria do veículo e vidros e blindagem diferentes do determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Itens relacionados à segurança que estejam em desacordo também podem resultar na reprovação ou aprovação parcial do veículo, como quebra-sol, espelhos retrovisores, buzina, faroletes, para-choque e velocímetro, por exemplo.

Quando a vistoria do veículo é obrigatória?

A vistoria veicular é necessária quando o automóvel é transferido para outra pessoa, quando sua categoria é alterada, quando o proprietário muda de município ou, ainda, quando há mudanças nas características do veículo. 

Como desbloquear o laudo de vistoria do veículo?

Existem 3 possíveis resultados de um laudo de vistoria:

  • Laudo aprovado: o veículo foi aprovado sem qualquer apontamento;
  • Laudo aprovado com apontamentos: quando há pelo menos uma condição em desacordo, a qual precisa ser regularizada para depois solicitar outra vistoria e, então, conseguir sua aprovação;
  • Laudo reprovado: quando as condições não foram atendidas e o veículo precisa passar por correções para ser aprovado. É proibido que ele trafegue dessa forma.

Nos dois últimos casos, é preciso proceder com as regularizações e solicitar uma nova vistoria. Uma vez aprovada sem apontamentos, o veículo pode trafegar livremente, sem impeditivos.

Quem pode fazer um laudo de vistoria veicular?

Uma dúvida bem comum diz respeito a onde fazer laudo de vistoria veicular. Para saber mais informações, procure o Detran da sua região, que também pode informar sobre valores, que variam nos diferentes estados e municípios brasileiros.
Conheça o curso de vistoria veicular da Bridge e atue nessa área sempre movimentada e que pode resultar em uma oportunidade profissional transformadora. Assim, você adquire o conhecimento necessário para se destacar da concorrência!

Confira também: Curso de vistoriador veicular, Vistoria placa preta